segunda-feira, 2 de junho de 2014

Afinal, como as 02 partes podem ficar satisfeitas em uma negociação?




Há muito se fala em uma relação ganha-ganha, ou seja, aquela em que as duas partes saem ganhando.  Afinal, isso é mito ou é possível fazer algo bom para ambos os lados?


Sim, é possível.  Mas há alguns pontos a serem explicados.



Primeiro: uma relação saudável, uma negociação eficaz não é necessariamente a que os dois conseguem exatamente tudo que almejavam, já que muitos vezes é impossível dividir algo ou mesmo satisfazer os dois completamente.  Isso significa CEDER.
Ex.: duas crianças querem 01 brigadeiro inteiro.  

Segundo: a divisão é uma boa opção em alguns casos, mas não a única.  Deve ser levado em consideração que ambos possuem necessidades diferentes.
Ex.: duas crianças brigando por uma laranja, uma quer fazer doce com a casca e outra fazer suco com a polpa. NEGOCIE, para isso, ouça o problema do outro antes de falar do seu.

Terceiro: um negociador eficaz deve saber que o terreno da negociação não é o SEU mundo interior, sua visão sobre aquilo que está negociando, nem o mundo interior do outro, mas uma mistura dos dois.  Resumindo, para cada situação, uma solução.  Não há FÓRMULA PRONTA, há métodos de escuta e argumentação que auxiliam.

É preciso perceber que cada um possui filtros que distorcem a realidade, como se captassem do mundo apenas o que lhe interessa e convém.  E isso ocorre com o outro também.
Devemos buscar uma terceira opção!!  Não será o meu jeito, o meu filtro, nem o seu, será uma opção viável para os dois nesse momento.

Pode ser que uma criança ganhe o brigadeiro e o outro opte por ficar com o próximo presente.
Um adolescente saia com os amigos hoje e o outro lave a louça, mas sábado invertam os papéis.
O casal viaja mais com a família da esposa, pois a mãe dela é viúva e fica mais sozinha.  Mas isso tem prazo, este ano, pois no próximo ano voltarão a alternar as viagens.

Enfim, a solução deve ser agradável para os dois, não será o sonho de consumo de cada um, mas será a solução possível que satisfaça cada lado.
Ser muito passivo ou muito agressivo na negociação é um problema, por isso é necessário ser ASSERTIVO.  Mas isso é assunto para um próximo post. ;) 

Veja também a matéria sobre discussões: Vença qualquer discussão | Jornal do Empreendedor


E acesse o link abaixo para ver um método para resolução de conflitos:

Técnica DEAR, de Karim Khouri

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